O uso de pré-fabricados impõe o conhecimento técnico profundo de cada item empregado e a consciência de que será preciso trabalhar em equipe desde o desenvolvimento da idéia inicial, para que os projetos de arquitetura, estrutura, esquadrias, instalações e ar condicionado sejam compatíveis.
O fabricante e seu departamento de engenharia devem garantir o casamento entre os diferentes tipos de pré-fabricados. A indústria já vem trabalhando nesse sentido, mas, mesmo assim, é fundamental que o arquiteto faça criteriosa avaliação das possíveis combinações de sistemas, verificando itens como modulação e os inserts de fixação, para evitar dificuldades no canteiro. A compatibilidade dependerá da qualidade do trabalho de coordenação de projetos(Prefabricated Buildings).
A tecnologia do aço confere aos arquitetos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante, a estrutura em aço mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática e etc, a fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais(Commercial Steel Buildings).
Construir um prédio sustentável, também chamado de "prédio verde", pode ficar bem mais em conta do se imagina. Embora seja ligeiramente mais caro em sua construção - 5% -, esse tipo de edifício proporciona uma economia considerável de recursos, em geral de 30%, de acordo com as conclusões do primeiro relatório do programa de eficiência energética em construções que o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) acaba de divulgar. Os participantes da pesquisa, porém, especularam que a diferença de custo seria de 17%(Green Buildings).
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Conhecendo os tipos de prédios
Postado por Luiz às 11:47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário